Publicado em

Rio 2016 – Pista Olímpica de XCO Aprovada!

Este fim de semana (11 de Outubro) decorreu o evento teste do percurso de XCO dos Jogos Olímpicos de 2016.

Os atletas e comitivas elogiaram a organização e o trajecto, que superou as expectativas.

O Francês Julien Absalon Rio 2016/Alex Ferro
O Francês Julien Absalon Rio 2016/Alex Ferro

O Desafio Internacional de Mountain Bike, realizou-se no Parque Radical, em Deodoro, Rio de Janeiro. A pista, de 4,7Km, foi construída de raiz para os Jogos Olímpicos e foi aprovada por todos neste evento. Dos atletas aos espectadores todos estão de acordo que a pista está muito bem conseguida e para alguns supera a fasquia, já muito alta, que foi imposta nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Alguns depoimentos:

Alguns ajustes são necessários como em qualquer evento-teste. Nossa operação está sempre procurando a perfeição, mas é o que vamos buscar nos acertos finais para que daqui a dez meses possamos ter um evento do nível que tem de ser nos Jogos Olímpicos”, disse o diretor de Esportes do Rio 2016, Rodrigo Garcia.

Francês  Jordan Sarrou durante a prova masculina Rio 2016/Alex Ferro
Francês Jordan Sarrou durante a prova masculina Rio 2016/Alex Ferro

Estive bastante envolvido com os Jogos de Londres 2012 e achava difícil alguém superar o que foi feito lá, mas o que vi aqui  foi superior. Parabéns”, referiu o coordenador da União Ciclística Internacional (UCI), Peter Van Den Abeele.

Do lado dos atletas, “A pista é boa, gostamos. Teremos de trabalhar duro até o ano que vem, mas tudo funcionou bem, estão de parabéns”, disse o italiano Andrea Tiberi, que terminou o evento-teste na terceira posição. O vencedor da prova, o suíço Nino Schurter (1h20min36), que é o atual campeão mundial, também se mostrou entusiasmado. “A pista é muito divertida de correr. Tive boas sensações durante toda a corrida. O maior desafio foi o calor. Foi realmente bastante duro.“, relatou Schurter. O francês Maxime Marotte ficou na segunda posição.

Do lado feminino os comentários são semelhantes, a vencedora da prova feminina, a italiana Eva Lechner (1h20min13), só lamentou o forte calor. “Eu adorei o que vi hoje. O percurso é muito bom. O único problema era o calor.

Prova Masculina Rio 2016 / Paulo Múmia
Prova Masculina Rio 2016 / Paulo Múmia

O evento contou com a presença de 130 atletas de diversas nacionalidades estando presentes alguns dos atletas mais galardoados da atualidade. A prova feminina teve cinco voltas enquanto a masculina totalizou seis voltas.

Bons Montes!

Fonte: Rio 2016 – Evento Aquece Rio