Publicado em

Respeite o Ciclista

Após mais um atropelamento e morte de um ciclista nas estradas portuguesas gerou-se uma onda de indignação nas redes sociais.

Esta indignação transformou a expressão de “mais um ciclista” em Tiago Peixoto. Os nossos sentimentos à família e amigos de Tiago Peixoto.

Com Tiago Peixoto o sentimento ficou pessoal e todos pensamos que poderia ter sido um de nós. Todos temos situações mais ou menos perigosas na estrada. Todos os dias o mural do facebook de alguém relata mais um caso em que foi por pouco ou foi uma sorte ter ficado apenas com dores.

Ainda à poucos dias, no mural do atleta Vitor Gamito, o post referia que no treino do dia tinha apanhado três valentes sustos de três camiões que passaram um “fininho” ao cliclista.

Todos queremos fazer algo para travar este flagêlo, o atleta Olímpico David Rosa lançou no seu mural do Facebook a ideia de uma petição pública para uma maior sinalização nas vias públicas. Este desafio já foi abraçado pela Federação Portuguesa de Ciclismo e dentro em breve deveremos ter notícias sobre os procedimentos.

Genericamente o que é pretendido é que se coloquem mais sinais, do tipo abaixo, para que os automobilistas tomem consciência do ciclista e da distância de segurança que é necessária.

RespeiteoCiclista

Apesar da lei ter alterado, a 1 de Janeiro de 2014, e os ciclistas terem ganho mais direitos na estrada, a verdade é que na maioria dos casos continuam a ser considerados um obstáculo do caminho e que não têm qualquer direito de andar na via pública. Desde a entrada em vigor da nova lei que o ciclista tem prioridade sempre que se apresenta pela direita e é permitido que os ciclistas andem lado a lado porque facilita/encurta a ultrapassagem por veículos a motor.

Recentemente a PSP lançou a campanha “Respeite os Ciclistas eles não são obstáculo, fazem parte do trânsito”.

InformaçãoPSP

Nesta campanha a PSP faz algumas recomendações importantes tendo em vista a segurança dos ciclistas.

Apesar destes esforços todos os dias os treinos ou passeios continuam a ser um risco.

Achamos que verdadeiramente está na hora de fazermos algo mais. Pensamos que a par da iniciativa de David Rosa toda a estrutura associada ao ciclismo também tem uma palavra a dizer.

Podemos todos trabalhar na consciencialização de que o ciclista não é um obstáculo!

Lançamos aqui um desafio às Marcas, Distribuidores, Lojas, Associações, Atletas e Organizadores de Provas para que contribuam para esta consciencialização.

Vamos inundar as estradas com o sinal Respeite os Ciclistas!

O desafio é que cada Marca, Distribuidor, Loja possa ter à disposição autocolantes do tipo “Respeite o Ciclista” para podermos colocar nos nossos carros e assim contribuir para passar a mensagem.

Aos Atletas, Associações e Organizadores de Provas que nas acções de captação/divulgação falem sempre deste tópico de segurança junto das crianças.

Apenas queremos evitar que situações como a retratada no vídeo possam ocorrer.

Todos Juntos Vamos Conseguir!

 

Bons Montes!